JEQUIÉ

 

 

Jequié- Cidade do sol, de dia 40°graus, de noite frias em qualquer época do ano, de onde sair há 50 anos.

Tenho orgulho de pertencer um povo hospitaleiro por sua índole.

 Falar desta cidade é lembrar o passado, morando no Bairro do Mamdacarú, na beira do rio.

 Gostava de ouvir as músicas tocadas nos altos falantes ( A voz da cidade).

 Confesso que chorei na Véspera de viajar, com as malas prontas, naquele exato momento, o locutor colocava na vitrola, um LP de 78 rotações, á música; Deixei meu ranchinho pobre no Sertão de Jequié.

 Lembro-me das ruas e praças desta cidade onde estão minhas raízes.

 Um belo dia,quando passava na Praça Luiz Viana, vi uma multidão escutando um rádio de válvula com uma chiadeira que fazia dó.

Mesmo assim ninguém a redava o pé, de repente uma só alegria, pela conquista da primeira, copa do mundo de futebol em 1958 na Suécia.

Lembro também do velho Tiro de Guerra TG 128, onde fiz amigos, não posso esquecer, após as instruções, nos reunimos na ladeira do maracujá, hoje só existe os casarios e a lembrança do lugar.

No coração da cidade, lar está a Praça Rui Barbosa, ali existia um parque infantil, onde brincava com meus irmãos nas tardes de domingos; juro que era feliz e não sabia.

A Cidade tem varias opções de lazer, o balneário da provisão é um deles, com a cachoeira das águas que sai das pedras e despejam nas piscinas. Agente só sai de lá, para ir no bale das Margaridas nas festa juninas.

Que já  faz parte da tradição ,atraindo turistas de vários cantos do país.

A praça da Bandeira, durante os festejos juninos muda de nomes, passa a chamá-la de Praça do Forró, de todas as bandeiras deslumbrantes coloridas.

Jequié é uma cidade Industrial. Tem varias fabricas, inclusive no ramo calçadista; Confecções de Jens, conta-se com um comércio aquecido.

E de grandes criadores de rebanhos bovinos, caprinos, garantido a matéria prima da industria calçadista.

A Petrobrás faz presente com instalações de um pólo de distribuições de combustíveis para atender á demanda de várias regiões, melhorando a Economia do Município na arrecadação dos tributos.

Na área da Educação, conta com Universidade, preparando profissionais para diversas áreas, como Saúde etc.

No cenário político, está bem representada, pois é a única cidade do estado, que já deu dois competentes governadores; E dois Senadores importantes, atualmente representa muito bem o Estado e sua cidade, com relevantes projetos de leis aprovados no Senado Federal; É um político digno da confiança dos seus compatriotas por ser um homem íntegro, orgulho do seu povo.

Desculpe-me, os senhores representantes deste Município, pois não tenho procuração para falar por seus dirigentes.

Mais como filho deste lugar, acho-me no direito de representá-la como cidadão, pois nasci e convivi até os 20 anos de idade, para falar mais sobre a cidade, precisarei de tempo e convívio com esta população querida, onde encontra minha família.

Hoje sou um escritor, com nove romances e mais 200 poemas escritos, recentemente participei de um concurso literário, talentos da maturidade, com mais de quatrocentos participantes, ficando entre os vinte melhores classificados conforme o regulamento; Recebendo cartas de elogios e Certificados de literatura pela 2° vez.

Gostaria ao menos um dos meus livros fosse avaliado.

Apresento  o poema Rios de contas e tirem suas conclusões.

Até breve

Autor : Manoel Porto Lima                               

mportolima@hotmail.com

(71) 8237-1967